sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

29/07

Dando continuidade à semana de atividades em educação, esta quinta-feira, 29 de julho, foi mais um dia direcionado para professores e educadores de Alvorada do Oeste - RO.
Os profissionais contaram com palestras sobre inclusão e empreendedorismo, além de oficinas de matemática e língua portuguesa, oferecidos pelos rondonistas da equipe da Unifev Luis Fernando de Matos professor de magistério e estudante de farmácia, Brígida Prieto estudante de biologia, Mariana Fefin psicologia e pedagogia e Jaqueline Albuquerque estudante de psicologia.
No intervalo da programação, que foi desenvolvida durante todo o dia na Escola Matilde Rozo, o aluno Jonathan Luiz Pereira aplicou dinâmicas de grupo.

EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

28/07

Nesta quarta-feira, dia 28 de julho, a equipe da Unifev do Projeto Rondon, promoveu um ciclo de palestras sobre educação para professores e educadores da rede municipal e Apae de Alvorada do Oeste – RO na Escola Municipal Matilde Rozo.
As atividades foram iniciadas com um alongamento coordenado pelo estudante de educação física Jonathan Luiz Pereira e a abordagem com os professores foi feita pelos alunos Luis Fernando de Matos professor de magistério e estudante de farmácia, Brígida Prieto estudante de biologia, Mariana Fefin psicologia e pedagogia e Jaqueline Albuquerque estudante de psicologia, através de palestras dinâmicas e mesa-redonda.
Também foi apresentado aos professores o filme “Bang bang, você morreu” que discute o building e a violência na escola, assunto corrente na sociedade e também muito presente entre os alunos, com o intuito de incentivar a discução desse problema entre os educadores e seus alunos.
Cerca de 115 professores e educadores participaram da programação que correu durante a manhã e a tarde.


EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

27/07

A tarde desta terça-feira 27 de julho, foi direcionada também para a educação infantil. Os universitários da Unifev do Projeto Rondon que estão em Alvorada do Oeste – RO, escolheram Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve para desenvolver a sua programação em palestras sobre ensino aprendizagem.
Para as crianças foi apresentado o teatro “A natureza pede socorro” que vem sendo apresentada em todas as atividades com crianças e discute o problema da poluição, conscientizando para o cuidado com a natureza e depois foram realizados trabalhos de recreação com pintura de rosto, dança e conscientização sobre a dengue.
Com os professores, as alunas Mariana Fefin (pedagogia e psicologia) e Jaqueline Albuquerque trabalharam temas sobre educação com professores.
O intuito dos universitários foi a interação e troca de conhecimento entre os rondonistas e professores e o desenvolvimento de brincadeiras educativas com as cianças.


EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

27/07

Os rondonistas que estão em Alvorada do Oeste – RO, visitaram na manhã desta terça-feira, 27 de julho, a Creche Municipal Fátima Moroskoski de Azevedo, para discutir ensino e aprendizagem com os professores e desenvolver atividads recreativas com as crianças.
Os alunos da Unifev, participantes do Projeto Rondon, apresentaram o teatro “A natureza pede socorro” para os alunos de 0 a 3 anos e discutiram sobre poluição e os professores assistiran a palestra “Relação professor aluno”, apresentada pelas alunas Mariana Fefin (psicologia e pedagogia) e Jaqueline Albuquerque (psicologia). Também foi trabalhado a higiene bucal pelas alunas Conceição Lisboa (biomedicina) e Bruna Leite (enfermagem), que ensinaram na prática, como deve ser feita a escovação.
Toda a programação proposta foi muito bem aceita tanto pelos alunos, quanto pelos professores e educadores.
“O envolvimento das crianças foi muito legal, acredito que elas tenham gostado bastante”, completa Luci de Oliveira Freitas Bezerra, da coordenação de educação infantil da secretaria municipal da educação.

EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

26/07

A última semana de atividades do Projeto Rondon em Alvorada do Oeste começou e a Apae foi o lugar escolhido para dar início às atividades dos alunos da Unifev e Unisul.
Durante toda a manhã desta segunda-feira 26 de julho, foram desenvolvidos trabalhos recreativos com crianças e adultos com necessidades especiais que fazem parte da instituição.
Foram trabalhados, a compostagem e o cuidado com a horta, além das atividades com educação. Dentro deste tema, os alunos da Unifev, apresentaram o teatro “A natureza pede socorro”, escrito por eles, que discute de uma forma simples a questão ecológica da poluição. Também foram desenvolvidas atividades recreativas sobre higiene pessoal e bucal e foram distribuídas escovas de dente.
Para os professores e educadores, as alunas Jaqueline Albuquerque (psicologia) e Mariana Fefin (psicologia e pedagogia) prepararam uma palestra seguida de mesa redonda sobre s vários tipos de deficiência.
Todos os rondonistas participaram deste dia e além de experiência, muito aprendizado.


DIÁRIO DE BORDO

25/07

Um domingo especial, acredito que inesquecível para todos os rondonistas. Nosso dia de folga, e ainda trabalhando. Neste dia 25 de julho, fomos fazer o reconhecimento de uma gruta situada a alguns quilômetros de Alvorada.
Depois de muita terra, e muito saculejo, chegamos a um lugar mágico. Uma gruta quase inexplorada que nos guardava muitos desafios.
Foram muitos obstáculos, mais a recompensa foi única. Além do ambiente com paisagens paradisíacas, o trabalho em equipe e a aproximação entre os membros da nossa equipe, foi emocionante.
Um lugar mágico, escondido em Rondônia.



EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

23/07

A tarde desta sexta-feira 23 de julho, foi um dia de festa para a comunidade da melhor idade de Alvorada do Oeste – RO. A equipe do Projeto Rondon formada por alunos da Unifev (São Paulo) e Unisul (Santa Catarina), que está na cidade, promoveu uma tarde dançante com atividades físicas para essa faixa etária da população.
Primeiramente, os rondonistas se apresentaram para o grupo e agradeceram aos idosos, a generosidade de cederem a Casa do idoso, onde a equipe está alojada. Seguindo, um alongamento coordenado pelo estudante de educação física da Unifev, Jonathan Luiz Pereira abriu as atividades, que mais tarde iriam se desdobrar em um baile, onde todos os rondonistas intergiram com a comunidade.
Mais tarde, uma palestra sobre motivação, ministrada pelo aluno da Unisul Kayo Fernandes, emocionou os presentes à partir da itervenção do depoimento de alguns idosos.
Para finalizar, foi realizado um concurso de dança que fechou as atividades de recreação, que divertiram tanto a comunidade quanto os rodonistas.

EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

23/07

Na manhã desta sexta, os alunos da equipe UNIFEV do Projeto Rondon, fizeram uma visita à rádio comunitária Antena FM de Alvorada do Oeste – RO, que vem apoiando a iniciativa e abre espaço diariamente na sua programação para que o cronograma de atividades da equipe seja divulgado para que a população participe.
O equipe agradece o apoio da rádio Antena Fm de Alvorada do Oeste, e dos locutores Osmani e Wanderson, que compreendem a importância e o trabalho sério e comprometido do Projeto Rondon. Muito Obrigado!


Você que é de Alvorada do Oeste, sintonize a Antena Fm 98.3 e confira a programação diária do Projeto Rondon na sua cidade.

EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

22/07

A equipe UNIFEV e UNISUL do Projeto Rondon, visitaram nesta quinta, dia 22 de julho, o museu de Alvorada do Oeste – RO, que conta um pouco da história da cidade desde a sua fundação. O museu, criado à cerca de um ano, é uma iniciativa particular do alvoradense João Távora Filho, aposentado e com 66 anos, um dos pioneiros da cidade.
Durante a visita, os universitários observaram fotos e ouviram as história de quem viu a cidade nascer e crescer e passar de um sítio à uma comunidade que cresce mais a cada dia.


EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

22/07 e 23/07

Terminada a semana das palestras de saúde, a equipe da UNIFEV do Projeto Rondon saiu às ruas da cidade de Alvorada do Oeste junto aos agentes de saúde do município para conhecer a realidade e as necessidades da comunidade. Durante as manhãs do dias 22 e 23 de julho, os universitários participaram da rotina dos moradores da cidade, estudaram suas dificuldades e receberam o carinho da população.
Segundo a agente de saúde municipal, Alduína Luciano dos Santos, essa participação dos alunos do projeto faz com que a comunidade reconheça e dê valor ao trabalho dos agentes, além de acrescentar conhecimento à comunidade, levando em conta que às vezes a rotina faz com que alguns assuntos sejam tratados com superficialidade.
Durante as visitas os uiversitários distribuíram sementes da crotalaria uma flor que atrai uma libélula que se alimenta do mosquito da dengue.
Atualmente, na cidade, cerca de 54 agentes visitam diariamente 12 casas cada um, fazendo um trabalho de conscientização e cuidado com os moradores.


EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

21/07

Encerrando a semana de palestras de saúde, na tarde desta quarta-feira 21 de julho a equipe Unifev do Projeto Rondon apresentou a palestra “Doenças e cuidados” para a comunidade de Alvorada do Oeste na Escola Municipal Matile Rozo.
Os alunos Brígida Pietro (biologia), Bruna Leite (enfermagem), Luis Fernando de Matos (farmácia), Conceição Lisboa (biomedicina) e Mariana Fefin (psicologia e pedagogia), apresentaram temas como hanseníase, dengue e parasitoses.
A agente de saúde Nair comenta a necessidade desse tipo de informação trazida pelas palestras do Projeto Rondon, “Achei as palestras riquíssimas, pois estão atualizando nossos conhecimentos para trabalhar na comunidade, estamos adorando”.


EXTRA, EXTRA! RONDONEWS

21/ 07
As palestras da semana de saúde do Projeto Rondon em Alvorada do Oeste continuam, e nesta quarta, dia 21 de julho, os alunos da Unifev escolheram o tema “Saúde do Idoso” para ser discutido com os agentes de saúde da cidade na Escola Municipal Matilde Rozo. O objetivo foi orientar sobre como abordar esse tipo de público e argumentar sobre a importância da prevenção nessa fase da vida.
A saúde do idoso é um foco constante em campanhas na área da saúde municipal, estadual e federal, levando em conta o crescimento do número de pessoas com mais de 60 anos e os cuidados especiais que essa população deve receber.
Durante a reunião, foram discutidos temas como hipertensão, diabetes mellitus e interação medicamentosa, por meio de palestras apresentadas pelos alunos, Bruna Leite (enfermagem), Conceição Lisboa (biomedicina) e Luis Fernando Matos (farmácia) da Unifev que procuraram abordar o assunto como um todo, como explica o aluno Luis Fernando: ‘Nós tentamos falar sobre os temas com um número maior de informações, por isso, todos os itens de cada doença foram abordados. Trabalhamos desde o que é a doença, o que ela causa, a prevenção e o tratamento’
Mais uma vez a aceitação dos agentes de saúde foi a melhor possível e eles relembraram a importância desse tipo de instrução que o Projeto Rondon traz para a realidade de uma cidade como esta, no interior de Rondônia.